Alunos participam do Projeto Jovens Empreendedores

Alunos da Escola Estadual Heitor Penteado, de Americana, farão uma visita técnica, nesta quinta-feira (29), à agência de publicidade B25 Marketing Digital. A atividade faz parte do Projeto Jovens Empreendedores, promovido pelo Instituto One, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae e a Diretoria de Ensino.

O projeto atende jovens de 14 a 18 anos que estão cursando o ensino médio ou técnico em escolas públicas. A ação com os alunos do “Heitor Penteado” teve início em 9 de setembro, quando os organizadores reuniram 390 estudantes da escola para uma explanação sobre os objetivos do programa e a realização da oficina “Partiu Mercado de Trabalho”.

“Faz parte do plano de governo do prefeito Chico Sardelli oferecer educação empreendedora para jovens de Americana, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Secretaria de Educação, vem trabalhando muito para cumprir esse importante compromisso com nossas crianças e jovens e levar o projeto também para as escolas municipais”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

A grade curricular do programa inclui tópicos como empreendedorismo, logoterapia e iniciação científica.

O objetivo do empreendedorismo é transformar ideias em algo capaz de solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas. Pode ser voltado para negócios empresariais, negócios sociais, ambientais e também intraempreendedorismo, que é o empreendedorismo dentro de uma organização já estabelecida.

A logoterapia foi formulada pelo médico e psicanalista Viktor Frankl e se baseia, a grosso modo, na busca por um sentido de vida, papel que pode ser desempenhado, entre outras áreas do conhecimento humano, pelo empreendedorismo.

A iniciação científica é uma experiência que permite que os estudantes passem por um processo de aprendizado focado para uma linha científica dentro da sua área, com metodologias e construção de soluções ou respostas para uma questão.

O aluno que realiza a iniciação científica tem mais chances de ingressar em um mestrado e doutorado do que o colega que não teve essa vivência, justamente por ter uma experiência prévia em pesquisa. Os conhecimentos adquiridos também são úteis para quem for atuar direto no mercado de trabalho tradicional, que também exige criatividade, dinamismo e raciocínio rápido para encontrar soluções para diferentes problemas.

São muitos e diversos os resultados esperados com o trabalho desenvolvido com os alunos, como conhecimento teórico sobre empreendedorismo, prática do empreendedorismo através de grupos de trabalho, desenvolvimento pessoal por meio de intervenções de Logoterapia (Sentido de Vida), redação de artigos acadêmicos elaborados através da experiência no projeto e a produção de um livro elaborado a partir dos artigos escritos.

 

Foto: Divulgação

Rolar para cima