AM 1440 - A cor que você ouve

Americana inaugura oitavo ecoponto para descarte correto de materiais

A população de Americana ganha, a partir desta semana, mais um ecoponto para o descarte correto de materiais inservíveis, como móveis, resíduos de construção civil, de podas, madeiras, pneus, colchões e eletroeletrônicos. O objetivo da Prefeitura de Americana é disponibilizar aos munícipes opções para o depósito dos materiais, evitando que sejam despejados em terrenos baldios e áreas públicas causando transtornos, proliferação de animais peçonhentos, mosquitos da dengue e riscos à saúde.

A nova unidade vai funcionar na Rua do Mecânico, 35, região do loteamento industrial Jardim Werner Plaas e Machadinho. Para divulgar o trabalho e conscientizar a população sobre a importância da utilização dos ecopontos, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública (ULP) irá distribuir material educativo, nesta quarta-feira (20), a partir das 8 horas, na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua do Carpinteiro.

A implantação de ecopontos em Americana tem sido uma das prioridades da prefeitura. Segundo o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, mais duas unidades estão em andamento para atender a demanda, no Jardim Guanabara e Vista Alegre, região da Praia dos Namorados.

“Para atender as necessidades da população e a demanda do município, o prefeito Omar Najar determinou a implantação dos ecopontos. Conseguimos ampliar o número de unidades e promover a conscientização da população para o descarte correto dos materiais, a importância da reciclagem e da coleta seletiva e de manter a cidade limpa, uma questão de saúde pública. O ecoponto do Machadinho atenderá toda a cidade, como as outras unidades também, mas a população do Jardim Alvorada principalmente, pois naquela região não foi possível instalar uma unidade por falta de um local apropriado”, disse o prefeito.

Em setembro, a Sosu – ULP, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou nas escolas o Projeto Ecoponto Americana para conscientizar e divulgar junto aos alunos da rede municipal de ensino a função dos Ecopontos. O projeto consiste em ações e atividades de conscientização com apresentação de vídeo sobre coleta seletiva e reciclagem com o personagem Lixildo, distribuição de panfletos informativos e palestras.

“O projeto desperta a consciência dos alunos, tornando-os agentes multiplicadores de informações junto às famílias e comunidade sobre a destinação correta dos materiais”, explicou a chefe de departamento da ULP, Lígia Rodrigues.

A prefeitura mantém mais sete ecopontos na cidade que funcionam nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327) e Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110). Os locais atendem de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!