FM 82,5 - A nova cor do fm!

Americana se destaca na área econômica em 2022

Americana teve um ano bastante positivo na área econômica, sendo destaque regional na atração de empresas, ações de revitalização de espaços comerciais e oferta de cursos de capacitação para a população.

“Trabalhamos em sintonia com o mercado e atendemos demandas latentes de vários segmentos. O resultado positivo de nosso trabalho é atestado por uma série de índices econômicos, como os números de geração de empregos formais e o recorde em concessão de créditos pela unidade do Banco do Povo de nossa cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Em julho, o prefeito Chico Sardelli anunciou um grande investimento para a cidade: a construção de um shopping center na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Antigo sonho da população, o empreendimento contará com 27 mil metros quadrados de área construída, 120 lojas, seis salas de cinema e oito torres residenciais e salas comerciais.

Com geração de 1.500 empregos na fase de construção e outros dois mil depois da inauguração, o Americana Mall deve ser entregue em 2024.

Outras grandes empresas escolheram Americana como destino e se instalaram por aqui, entre elas Cobasi, American Medical Center, Savegnago, Safra Bag, Supermercado São Judas, Produs, Atacadão, Lojas Cem, Biotrop e Paraná Supermercados, com a geração de outras 1.970 vagas de emprego.

Com o objetivo de atrair mais consumidores para a área central da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Associação Comercial e Industrial (Acia), está desenvolvendo um projeto de ressignificação do centro comercial. Entre as novidades, está a “Rua Viva”, que consiste na cobertura da Rua Vieira Bueno, estimulando a instalação de estabelecimentos gastronômicos e a realização de eventos no local.

As ações foram iniciadas com a instalação de uma cobertura de sombrinhas coloridas na área do Calçadão, no cruzamento das ruas Trinta de Julho e Fernando de Camargo.

O Mercado Municipal recebeu melhorias no sistema elétrico, com a troca da parte interna de fios e luminárias e a instalação de um quadro de força novo, que proporcionaram mais segurança e eficiência energética ao prédio. As melhorias eram uma reivindicação antiga dos comerciantes que atuam no local, que não passava por manutenção elétrica há várias décadas. O investimento foi de R$ 308 mil.

Capacitação – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com instituições de ensino, desenvolveram o Programa Futuro Certo, que oferece cursos de capacitação profissional nos mais variados segmentos à população da cidade, especialmente para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Por sua vez, o Cuca (Centro Universidade do Conhecimento de Americana) deu prosseguimento aos seus tradicionais cursos de costura industrial, além de diversificar a oferta de treinamentos, também com aulas na área de gastronomia e estética.

Empregos formais – Os números divulgados pelo Caged demonstram que Americana terminará o ano com saldo positivo de empregos formais. De janeiro a outubro deste ano, a cidade gerou um saldo de 3.466 empregos com carteira assinada.

Outro demonstrativo de que a economia e a capacidade de investimento da cidade vão bem é o recorde de concessão de créditos pelo Banco do Povo local. Em 2022, o número de créditos concedidos foi de 42 contratos, que alcançaram um valor de R$ 729.705,00, um acréscimo de 45% em comparação com os números do ano passado.

“O balanço deste ano é bastante positivo e demonstra que estamos no caminho certo, pois Americana vem trilhando o caminho do desenvolvimento. Os desafios ainda são grandes, mas com determinação e trabalho vamos superá-los. Almejamos sempre o melhor e contamos com a aprovação do prefeito Chico Sardelli para avançarmos ainda mais”, concluiu Rafael de Barros.

 

Foto: Divulgação

você pode gostar também
× Fale Conosco!