AM 1440 - A cor que você ouve

Atleta de Americana vai representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos

Jair Porfiro - Lanamento do Dardo - Desafio CBAt/CPB 2019 - ©Wagner Carmo/CPB/Exemplus

O morador de Americana, Jair Henrique, embarcou na madrugada desta terça-feira(20), para o Peru, onde representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. O jovem é aluno do curso de Educação Física da Faculdade de Americana e atleta de lançamento de dardo pela equipe da Associação Paraolímpica de Campinas/APC.

O Brasil será representado por 337 atletas. Ao todo, a delegação será composta por 513 pessoas. A abertura dos Jogos Parapan-Americanos acontecerá no dia 23, no Estádio Nacional, e o evento se encerrará no dia 1º.

Com 1,28m, Jair é portador de nanismo e compete na categoria F40/F41. Descobriu o esporte em 2009, na cidade de Araçatuba/SP, através de um tio cadeirante, que também foi lançador. A treinadora da equipe na época fez o convite para Jair conhecer o esporte.

Em 2011, chegou a profissionalização em Campo Grande/MS. Já em 2015, de mudança com a família, chegou em Americana e entrou na equipe da cidade, por onde defendeu por 2 anos.

Em 2018, Jair foi convidado para defender a equipe da APC/Campinas. “A APC me abriu as portas com uma grande estrutura para eu buscar resultados melhores na minha carreira e tem dado certo. Consegui ganhar 10 metros neste período de treinos”, disse.

Ainda em 2018, os números de Jair na categoria F40 levaram o paratleta a ser o segundo melhor lançador de dardos do mundo pelo IPC.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!