Beneficiários do BPC devem se inscrever no Cadastro Único

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Santa Bárbara d’Oeste devem se inscrever no Cadastro Único. E os que já estão inscritos devem atualizar seus dados. Esta é a exigência para garantir a manutenção do direito aos beneficiários.

Cerca de 20% dos beneficiários do BPC ainda não se inscreveram e, dos que já estão cadastrados, aproximadamente 30% precisam atualizar os dados. Os dados são do último levantamento realizado pelo Cadastro Único, que está fazendo busca ativa por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e NAS (Núcleo de Assistência Social) e enviando cartas para os já cadastrados atualizarem os dados. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, há 1.959 pessoas no Município que recebem o BPC.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

“O benefício proporciona autonomia e impacto positivo na qualidade de vida destas pessoas. Gostaria de parabenizar e agradecer a equipe do Cadastro Único e às Secretarias de Saúde e de Educação. Graças à intersetorialidade e ao compromisso de todos conseguimos proporcionar esta cobertura do benefício às pessoas sem ou com baixa renda”, declarou a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.

Para se inscrever, os idosos, pessoas com deficiência ou familiares responsáveis devem procurar um dos CRAS ou NAS mais próximo de suas residências. Para atualização, basta o beneficiário dirigir-se ao Cadastro Único, localizado na Avenida de Cillo, 650, Sala 2, no Centro Social Urbano, no Jardim Belo Horizonte. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 15 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455.2424.

Bolsa Família

Acaba em 27 de abril o prazo para que os beneficiários do Programa Bolsa Família retirem o cartão de monitoramento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou NAS (Núcleo de Assistência Social) e realizem o acompanhamento da Saúde na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de suas casas. Se a condicionalidade não for cumprida até o prazo, os benefícios serão bloqueados.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

Rolar para cima