AM 1440 - A cor que você ouve

“Carreta Literária” chega em Americana no dia 11 de abril

Chega em Americana, no dia 11 de abril, o projeto “Carreta Literária”, um equipamento móvel que remete a um food truck, uma biblioteca itinerante que tem como objetivo associar a leitura a uma atividade lúdica. A inauguração da Carreta acontece na Casa da Criança Jaguari, às 10h30. O prefeito Omar Najar e a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, participam do evento. A promoção é do Circuito CPFL.

Na biblioteca itinerante, estarão à disposição dos 10 mil alunos da Rede Municipal de Americana cerca de 500 livros “O Projeto Carreta Literária é de extrema importância para a comunidade de Americana. Dentro de nossa Proposta Curricular a linguagem é destacada como forma de interação humana e por meio dela estabelecemos vínculos diferenciados que nos proporcionam formas de ler, entender e significar o mundo. O universo da leitura permite ainda a interação das crianças com diferentes contextos e campos da atividade humana, dialogando também com o imaginário, com a arte, com os diversos gêneros textuais, com a realidade social”, disse a secretária de Americana, Evelene Ponce Medina.

O projeto atingirá alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro e cinco anos de Emeis e Casas da Criança. “A leitura é uma das bases de formação cultural e profissional dos alunos e é por meio dela que nos apropriamos da produção histórica da humanidade e consolidamos aspectos importantes de nossa constituição humana, como por exemplo, a emoção e o afeto.  A Carreta Literária é um maravilhoso presente para nossas crianças”, ressaltou Evelene.

Cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca itinerante, que pode ser chamada também de “book truck”, por cerca de uma semana. Para aproximar os alunos dos livros, as classificações da biblioteca são: Entrada, Prato Principal e Sobremesa. O projeto parte do conceito que um menu de livros ajuda a promover um caráter lúdico da experiência, tendo como pano de fundo o objetivo final de estímulo ao hábito de leitura. Nas opções de Entrada, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção Prato Principal sugere obras da literatura clássica e best sellers. Já para a sobremesa, as alternativas mais “doces” da literatura: livros infantis e de poesia.

Após a permanência em cada uma das 49 escolas municipais de Americana, o acervo será doado à Secretaria Municipal de Educação. A “Carreta Literária” também inclui um programa de capacitação de, aproximadamente, 100 diretores, pedagogos e professores de unidades de Ensino Fundamental e Educação Infantil, além de coordenadores de Creches e Emeis. Este encontro acontece no dia 9 de abril, no Ciep da Cidade Jardim, das 8h às 11h30.

Circuito CPFL

A “Carreta Literária” faz parte do Circuito CPFL, por meio da qual o instituto promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Desenvolvido pela Rede Educare, a biblioteca itinerante tem o objetivo de estimular a leitura. O projeto amplia a importância do livro dentro do universo simbólico de diversos grupos sociais e pretende criar uma nova visão de mundo para as comunidades.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento por meio das transmissões e do acervo on-line dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.