AM 1440 - A cor que você ouve

Chuvas mantêm os mananciais de S. Bárbara em 100%

As três represas que abastecem Santa Bárbara d’Oeste estão com suas capacidades máximas de reservação mantidas com as últimas chuvas que caíram no município e, também, na região, considerando que as diversas nascentes que favorecem esses mananciais se localizam em cidades vizinhas. Ações práticas que asseguram a qualidade da água e contribuem com a manutenção das represas são aplicadas pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município.

As represas Areia Branca, São Luiz e a de Cillo somam mais de 10 bilhões de litros de água bruta reservada, e são administradas e diariamente monitoradas pela autarquia, que atua diretamente nos cuidados com as matas ciliares e na fiscalização em toda área de represa, ação que conta com o apoio da Guarda Civil, por meio do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) e do Monitoramento Aéreo, com a utilização de drone.

Dentre as várias ações importantes estão a instalação de comportas na Represa São Luiz, em 2014, que possibilitou ampliar em 50% sua capacidade, passando a reservar 3 bilhões de litros de água; e os plantios de mudas de árvores de variadas espécies nativas regionais que ocorrem no decorrer de cada ano, atuando no reflorestamento e na restauração das funções ecológicas das matas ciliares existentes no entorno das represas, assegurando, dessa forma, a qualidade da água.

As ações de preservação e a manutenção desses mananciais, que garantem o atual cenário, são realizadas de forma intensa pelas equipes dos setores de Gestão de Recursos Hídricos e da Divisão de Meio Ambiente do DAE barbarense.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!