AM 1440 - A cor que você ouve

Coden orienta os moradores a deixar sacos de lixo para a coleta nas lixeiras

A empresa contratada, Pass Ambiental, começou a realizar os trabalhos em todo o perímetro urbano

Uma das primeiras mudanças que o serviço de coleta de lixo está tendo em Nova Odessa é o costume de amontoar os sacos em esquinas. Desde a última quinta-feira (10), a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) assumiu o serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (lixo) até o aterro sanitário. A orientação agora é para que os sacos sejam coletados apenas em lixeiras.

A empresa contratada por licitação, Pass Ambiental, iniciou os trabalhos no perímetro urbano, com seus veículos e funcionários. A Prefeitura continua realizando o serviço nos seguintes bairros: Campo Belo, Guarapari, Chácara Central, Parque dos Pinheiros, Vale dos Lírios, Recanto Solar, São Francisco, Chácara Recreio Represa, Las Palmas, Acapulco, Cerejeiras, Recanto Ceci e Recanto da Fazenda.

O serviço prestado pela Prefeitura era custeado através da ‘taxa de coleta de lixo’, que era cobrada dentro do carnê de IPTU. Agora, a Coden vai incluir na forma de Tarifa de Manejo de Resíduos nas contas de água, a partir da leitura atual do consumo. Nos bairros onde a Prefeitura continua executando a coleta, com os servidores e veículos próprios, a taxa será mantida aos munícipes em 2019.

A Coden está acompanhando e orientação a população a deixar os sacos nas lixeiras. “Queremos o fim dos amontoados de lixo nas esquinas, mesmo que isso antes dava agilidade na recola, porque as vezes carros acabam passando em cima, cachorros destroem, ou chuva pode levar. Aí fica um chorume nas ruas”, explica o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Além disso, a coleta de lixo executada pela Coden prevê a instalação de contêineres, em pontos estratégicos, que permitirão a coleta automatizada. A princípio, os itens serão colocados em uma área que abrange a Avenida Carlos Botelho e as ruas Heitor Penteado, Anchieta e 13 de Maio. “Aos poucos vamos mudar algumas coisas pra melhorar o serviço aos cidadãos”, reforça Ongaro.

A Tarifa de Manejo de Resíduos atende a recomendações do Ministério Público, através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), que defende a cobrança diferenciada entre pequenos e grandes geradores de lixo. Existe ainda a Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O cálculo para precificar a tarifa leva em conta o tipo de unidade (Residencial, Comercial e Industrial) e fatores como o consumo de água, em metros cúbicos (m³).

Eventuais dúvidas a respeito da coleta de lixo podem ser encaminhadas para o e-mail coleta@coden.com.br, ou sanadas através dos telefones 3476-8500 e 0800-771-1195 da Coden, onde também são recebidos comunicados dos serviços. O atendimento pessoal da Coden fica na Rua Eduardo Leekning, 550, no Jardim Bela Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!