DAE reduz falta de água em Americana em 2022

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana avançou com investimentos em infraestrutura no município em 2022 e iniciou diversas obras, reduzindo a falta de água na cidade. Em 2021, foram 2.463 reclamações registradas; em 2022 o número caiu para 1.808 queixas. De acordo com a autarquia, a diminuição se deve a diferentes fatores, entre eles, ao programa Água na Torneira, a instalação de motobombas e de subadutoras.

O programa Água na Torneira foi anunciado pelo prefeito Chico Sardelli em maio de 2021 e mais de 25 bairros já receberam as melhorias, entre eles, São Vito, Jardim São Paulo e Vila Dainese. O programa consiste na troca das redes de água da cidade, substituindo o material mais velho por materiais mais modernos e resistentes, que influenciam na redução dos vazamentos e na falta de água.

Totalizando um investimento de quase R$ 10 milhões de recursos próprios do DAE (Departamento de Água e Esgoto), o prefeito Chico anunciou também no final do ano passado, a construção de três novos reservatórios de água: na Vila Santa Catarina, Jardim Ipiranga e Cidade Jardim. Cada reservatório tem capacidade de 2,1 milhões de litros, com o valor total de investimento de R$9.963.588,68. A melhoria irá garantir mais 6,3 milhões de litros de água armazenada para Americana.

A região do Pós-Anhanguera também foi beneficiada e recebeu um novo conjunto de motobomba. A novidade ampliou a capacidade de bombeamento de 200 litros para aproximadamente 350 litros por segundo de água para mais de 46 mil moradores de diversos bairros.

Recentemente, o DAE começou a utilizar um novo e moderno sistema para a troca da rede. Guiado por um GPS, o MND (Método Não Destrutivo), está sendo usado em diversas obras subterrâneas, diminuindo os impactos no trânsito principalmente em vias e locais movimentados ou de difícil acesso.

Uma das avenidas mais movimentadas da cidade também está passando por melhorias na rede. Em outubro, o prefeito Chico Sardelli anunciou obras para ampliar o abastecimento de água na região da Avenida Cillos, com a instalação de uma nova subadutora com mais de 1,5 mil metros de extensão, além de dois sistemas de bombeamento. A obra irá beneficiar diretamente mais de 23 mil pessoas, garantindo segurança no abastecimento ao longo de pelo menos 15 anos.

Comparado a 2021, a autarquia registrou ainda queda de 20% nas ocorrências de vazamentos de água.  Neste ano, foram realizados 13.525 serviços de reparos e manutenções em razão de vazamentos, enquanto que, em 2021, esse número foi de 16.905.

 

Foto: Marilia Pierre

Rolar para cima