Habitação e Defesa Civil de Nova Odessa fazem levantamento de imóveis em áreas de risco de alagamentos

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Nova Odessa

A Diretoria de Habitação e a Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa estão promovendo um novo levantamento de informações das famílias que podem ser afetadas por eventuais transbordamentos do Ribeirão Quilombo em momentos de chuvas volumosas e constantes. Servidores dos dois setores estão percorrendo as ruas que margeiam o rio e que estão historicamente sujeitas a alagamentos, situadas nos bairros Jardins São Jorge, Flórida, Conceição e Fadel e na Vila Azenha.

“Nossos colaboradores iniciaram um levantamento das residências para saber as atuais condições habitacionais e para incluir os moradores nos grupos de alerta de riscos em período de chuvas”, explicou o diretor de Habitação do Município, Diego Feitoza.

Ele lembrou que a atual gestão municipal já tem em vigência um plano de contingência que pode ser acionado quando necessário para atender essas famílias – que inclui o grupo no aplicativo de mensagens de celular WhatsApp com a equipe técnica da Defesa Civil Municipal e os próprios moradores, a grande maioria já contatados anteriormente.

Atualizado em dezembro de 2022, o plano prevê uma série de medidas conforme a gravidade do cenário nestas localidades, que podem chegar, no caso mais extremo, à remoção e abrigamento temporário das famílias em prédios públicos. O planejamento inclui o mapeamento e monitoramento constantes das áreas consideradas propícias a alagamentos.

“Esse levantamento foi decidido na reunião que atualizou o plano de contingência em caso de alagamentos. Iniciamos as visitas nos imóveis para levantar dados relacionados à salubridade, composição familiar e necessidade das famílias, que sofrem há muito tempo com as cheias pontuais do Quilombo. O objetivo principal é manter um canal de comunicação e auxiliar essas famílias se houver cheias”, acrescentou Feitoza.

“A Defesa Civil tem esse grupo de WhatsApp e as novas pessoas cadastradas serão incluídas nele, é um grupo de alertas muito eficaz, que já nos auxiliou muito nestes dois anos”, comentou Vanderlei Wiliams Vanag, coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa.

Por fim, “a Diretoria de Habitação também está levantamento as condições habitacionais das famílias, para saber a eventual demanda e traçar as prioridades nos próximos projetos habitacionais de interesse social de Nova Odessa e programas que ajudam em melhores condições habitacionais”, completou Diego Feitoza.

*Informações – Prefeitura de Nova Odessa

Rolar para cima