Municípios visitam o CCZ de Americana para troca de experiências

Representantes da prefeitura de Cerquilho estiveram nesta quinta-feira (11) visitando o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana. O objetivo foi conhecer as instalações e os trabalhos realizados, pois a prefeitura da cidade pretende implantar lá um setor semelhante. A Secretária de Saúde de Cerquilho, Claudia Maria Reimann Baston, juntamente com outros representantes, foi recebida pela médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.

Durante a visita, os profissionais foram orientados sobre todos os procedimentos realizados pelo setor, como a captura de animais em situação de risco, campanha de castração, identificação animal, fiscalização e as ações de controle das principais zoonoses (tais como Raiva, Leishmaniose Visceral, Febre Amarela, entre outras), bem como as rotinas de trabalho estabelecidas dentro de um CCZ.

Na terça-feira (9), representantes da prefeitura de Elias Fausto também estiveram no CCZ. Eles vieram conhecer a estrutura e a rotina do local, uma vez que a prefeitura daquele município pretende implantar um centro de Bem-Estar Animal.

Apesar de Americana ainda não possuir um setor específico de Bem-Estar Animal, as atividades desenvolvidas pelo CCZ acabam servindo de referência a outros municípios em ações desse tipo. “Eles vieram conhecer nosso trabalho, as estratégias utilizadas pelo nosso município e obter informações sobre a rotina e estrutura necessárias para o desenvolvimento das ações destinadas à população animal”, destacou Aneli.

De acordo com a médica veterinária, a tendência é que essas ações passem a ser desenvolvidas dentro da Secretaria de Meio Ambiente, desvinculando das aões de controle de zoonoses, que são de responsabilidade da Secretaria de Saúde. “Mesmo sem termos o setor de Bem-Estar Animal, Americana é considerada uma das pioneiras e citada como referência nas ações, tais como estratégias de controle populacional, atendimento de denúncias sobre maus tratos, identificação animal, legislação municipal específica, entre outras atividades”, concluiu.

Rolar para cima