AM 1440 - A cor que você ouve

Nova Odessa contrata clínica para realização de 420 castrações

A Prefeitura de Nova Odessa contratou, por meio de pregão presencial, uma clínica veterinária para a realização de 420 castrações em cães e gatos. A castração é o método mais eficaz no controle populacional de animais e a Administração está investindo R$ 62 mil no processo. São 220 procedimentos em caninos (macho e fêmea) e 200 procedimentos em felinos (macho e fêmea). Os animais atendidos são os que já estão inscritos no Programa de Castração Animal, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Setor de Zoonoses.

Estão sendo feitas 10 castrações por semana, número que respeita a capacidade de atendimento da clínica contratada. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza acompanhou o início dos trabalhos, ao lado do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, e da veterinária Paula Faciulli, responsável pelo Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa.

“A nossa demanda por castrações não para porque recebemos novas inscrições todos os dias. Atualmente, temos mais de 500 animais na lista de espera pelo procedimento. À medida que recebermos novas inscrições, vamos inserir no cronograma para a realização dos procedimentos. Essa é uma primeira etapa e queremos, em breve, realizar mais castrações”, explicou Cocato.

CASTRAÇÃO. O procedimento da castração consiste em uma cirurgia com anestesia geral. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Nos machos, se extrai os testículos. Após o procedimento, os animais não precisam ficar internados. E, em torno de uma semana, estão totalmente recuperados. “A castração traz uma série de vantagens porque reduz consideravelmente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, elimina a gravides psicológica nas fêmeas e evita a gravidez indesejada, pois não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas. Nos gatos, há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território”, explica Paula Faciulli.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!