AM 1440 - A cor que você ouve

Papoterapia da Melhor Idade comemora dois anos com reunião especial

 

O aniversário de dois anos do Grupo de Papoterapia da Melhor Idade de Nova Odessa, comemorado na tarde desta quinta-feira (11), no auditório da Prefeitura, teve palestra, atrações musicais, depoimento emocionado dos participantes, bolo de aniversário e muita alegria. O padre Joelmir Inácio da Cruz, da Paróquia Santa Luiza, terminou o evento com uma bênção especial e com a oração do Pai Nosso. Cerca de 70 pessoas prestigiaram.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, foi representada pelo assessor Pedro Daniel. “Todos vocês sabem do amor que nossa primeira-dama tem pelos projetos do Clube da Melhor Idade. Eu vim dizer que a Papoterapia é um exemplo e um sucesso. Parabéns a todos”, elogiou.

Eliane Santos, uma das participantes da Papoterapia, confirmou a importância do grupo. “Isso aqui é vida. Minha vida mudou, hoje sou muito mais animada e feliz”, resumiu. Para Gesuína Santana, o compromisso de participar e decidir mudar faz toda a diferença. “Quando a gente tem compromisso, as coisas mudam mesmo. E api não estamos mais sozinhos”, comentou.

O cantor Robson Pin abriu o evento animando o público com as mais clássicas canções do pop rock nacional anos 60, 70 e 80. A cantora Ana Rúbia, neta do icônico Milionário que fez dupla com o novaodessense José Rico, também participou do evento, terminando o repertório com o “hit” “Pela longa estrada da vida”, a pedido da plateia no “bis”. As apresentações musicais ainda tiveram um belíssimo concerto do Coral da Melhor Idade.

Um vídeo com os melhores momentos do grupo nos dois anos de atividades emocionou os participantes. A palestra da psicoterapeuta Roseli de Morais – uma das incentivadoras e ajudadoras do Grupo – abordou os desafios na terceira idade. “Saber lidar com as necessidades e limitações apresentadas nesta fase da vida é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida. Saudável é encarar as mudanças da vida, e, para isso, o idoso precisa entender o processo, aceitar a realidade e adotar a prevenção como fator primordial”, explicou ela.

“Fico muito emocionado por ter iniciado este projeto e, hoje, pode comemorar dois anos de trabalho com tantos resultados positivos. O grupo cresceu, o trabalho foi consolidado e temos muito a festejar. Agradeço a todos que confiaram em mim e pela oportunidade concedida. Hoje as pessoas estão sendo curadas não por remédios, mas pela fé, pela conversa e conscientização que é feita”, disse o médico do Trabalho da Prefeitura, Wilson Urbini, responsável pelo projeto.

A diretora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi, elogiou o projeto. “É nítida a mudança no perfil e comportamento dos membros deste grupo. Com certeza, faz toda a diferença, ainda mais para idosos”, destacou.

PAPOTERAPIA. Trabalhar o lado emocional dos frequentadores do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa, através de rodas semanais de conversa e descontração. Esse é o objetivo do projeto “Papoterapia”, desenvolvido pelo médico Wilson Urbini. A participação no projeto é aberta às pessoas acima de 55 anos, devidamente cadastradas e frequentando o Clube.

Com 44 anos de profissão, dos quais 17 em Nova Odessa, e 70 de idade, Urbini levou a ideia adiante com apoio da primeira-dama. A Papoterapia teve início em abril de 2017, com apenas 12 participantes. Hoje são cerca de 30. “A ideia é que eles conversem menos sobre problemas de saúde e doenças, falando mais de emoções da vida, sejam alegrias ou tristezas, amores, etc”, descreve Urbini. Segundo o médico, a “Papoterapia” auxiliará os idosos a se sentirem mais ‘pertencidos’ e menos solitários.

O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa atende atualmente a mais de 1,8 mil pessoas acima de 55 anos, cadastradas e frequentando as diversas atividades oferecidas gratuitamente no local. Para participar é preciso se inscrever na secretaria do Clube, localizada à Rua Heitor Penteado, 199, no Centro. O telefone para contato é o (19) 3476-6053.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.