AM 1440 - A cor que você ouve

Planejamento retoma cursos oferecidos pelo Cuca

O secretário de Planejamento, Ângelo Sérgio Marton, anunciou na manhã desta quinta-feira (17) a retomada dos cursos oferecidos pelo Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana), com readequação do espaço e remodelação dos maquinários utilizados pelos alunos. Há quatro meses o imóvel vem passando por reformas pontuais como pintura, implantação de novas instalações elétricas no padrão adotado por confecções e remodelação das áreas onde ficam dispensa, lavanderia e atendimento administrativo. Além disso, 18 máquinas que se encontravam no depósito foram reformadas e, agora, podem ser utilizadas pelos alunos.

Hoje, já foram iniciados os cursos de costura industrial, com 20 alunas, e de modelagem sob medida, com oito participantes. O escopo da secretaria são cursos cuja demanda por profissionais seja alta,e a opção por esse segmento deve-se à procura de profissionais por confecções da cidade. Mas o intuito é oferecer, em breve, curso em outras áreas, principalmente do setor administrativo.

“Estou há quatro meses nesse setor e conseguimos dar uma repaginada no espaço. Nosso propósito é oferecer curso que preparem as pessoas para atuarem nessas áreas. As confecções de Americana estão contratando, e os alunos estão sendo absorvidos pelo mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora do Cuca e diretora de unidade, Roseli dos Santos.

“Em nome do prefeito Omar Najar, agradeço o empenho de todos. Acredito que a geração de renda seja o melhor caminho para tirar as pessoas a sair de condições desfavoráveis e difíceis. Em novembro, o Fundo Social pretende retomar os cursos de cozinha artesanal e geração beleza, que já foram desenvolvidos aqui. Saliento também a importância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada. A união faz as coisas fluírem”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maine Najar.

O diretor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Tomás Tavares, também agradeceu o empenho de todos para tornar realidade o projeto de oferecer cursos para a população. “O grande desafio do estado de São Paulo e do Brasil é conciliar a tecnologia com a mão de obra tradicional. E o Cuca tem marcado presença na capacitação e qualificação desses profissionais. O prefeito Omar sempre esteve preocupado em gerar emprego e renda para os moradores da cidade.”

O secretário Ângelo Sérgio Marton lembrou das parcerias que propiciaram que a retomada dos cursos se concretizasse. “Um convênio firmado com a empresa Sicredi possibilitará que os cursos sejam oferecidos até o final de 2020. E a Multilixo nos ajudou com o fornecimento de material. A tendência é prosperar e oferecer outros cursos. O Cuca tem tudo para dar certo e ficar ainda maior”, avaliou.

O gerente da agência da Sicredi no Centro da cidade, Robson Alessandro Dias de Sousa, se mostrou feliz com a parceria e disse que o propósito da empresa é colaborar com o desenvolvimento de Americana. A professora do curso de corte e costura, Laura Santos Cruz, também agradeceu pela adequação do espaço e afirmou que tudo ficou maravilhoso e bem equipado para que os alunos tenham bom aproveitamento nas aulas.

Maquinário – O Cuca possui 44 máquinas de costura dos mais variados tipos: retas convencionais, automatizadas eletrônicas, overloque, interloque, galoneira, galoneira cilíndrica com catraca, elastiqueira com catraca, reta com transporte triplo (tecido pesado), prepontadeira barra alternada (duas agulhas), fechadeira de braço com catraca e travete.

Os equipamentos permitem que os alunos aprendam utilizando tipos de máquinas que são usadas nas confecções de um modo geral.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!