AM 1440 - A cor que você ouve

Prefeito anuncia R$ 500 mil para compra de consultas e exames de ginecologia

O prefeito Omar Najar (MDB) anunciou nesta terça-feira (27), a verba de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado federal Guilherme Derrite, intermediada pelo vereador Thiago Brochi, que será destinada, a princípio, para a contratação de consultas e exames em ginecologia, mas também poderá ser usada em outras especialidades, conforme avaliação da Secretaria Municipal de Saúde.

Os valores já se encontram em conta do município e a Secretaria irá elaborar agora o projeto para submeter à análise jurídica, quanto à modalidade de contrato e iniciar o processo. Com isso, será possível reduzir a demanda reprimida, a exemplo do que já vem ocorrendo com outras especialidades.

Atualmente o município atende a um volume mensal aproximado de 850 consultas, entre as de pré-natal, que também são realizadas por enfermeiros, e as que são agendadas com os três médicos ginecologistas que atendem na rede básica. Com os novos contratos, que deverão ser firmados com a administração municipal, as consultas serão antecipadas na agenda atual, que não dispõe mais de vagas para este ano.

Os novos recursos também irão possibilitar um acréscimo na execução de exames ginecológicos. Hoje o município realiza em média 120 exames de ultrassom obstétrico e 60 exames de ultrassom de mama a cada mês. Nos três primeiros meses de 2019 foram realizados 930 exames de ultrassom transvaginal. O contrato para este último está sendo aditado e serão ofertados mais 232 no contrato atual.

Para o secretário de Saúde, Gleberson Miano, a verba chegou num momento oportuno e irá ser aplicada na atenção da saúde da mulher, porém caso o volume de atendimento em ginecologia fique aquém do esperado, o montante poderá também ser usado para contratar outras especialidades.

“A gente aplica essa verba agora na atenção da saúde da mulher, realizando as consultas que estão com agendamento um pouquinho distante (…) se for muito o valor para atender a ginecologia, a gente aplica em outras especialidades que esteja também no gargalo”, explicou.

Atualmente o município conta com 684 gestantes que são assistidas pelo serviço médico da rede de atenção à saúde, sendo que a média de partos (normais e cesáreas) realizados no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” é de 100 a cada mês. A UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos é a unidade de referência para a saúde da mulher. Lá atendem três ginecologistas em sistema de agenda; são realizadas consultas de enfermagem; exames de papanicolau; consultas de pré-natal e acompanhamento de gestantes.

O prefeito Omar Najar aproveitou para agradecer ao empenho do vereador em busca dos recursos e a importância que isso representa para ajudar a Secretaria em áreas com maior dificuldade. “Eu estou satisfeito e agradeço ao vereador Thiago Brochi e o capitão Derrite também pela consideração para a nossa cidade e ajudar nesse trabalho da Secretaria de Saúde que está com dificuldades” comentou.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!