FM 82,5 - A nova cor do fm!

Prefeitura retira 300 quilos de materiais descartados do córrego da Avenida Brasil

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública, concluiu na tarde desta sexta-feira (6), a ação de recolhimento de material descartado irregularmente nas vias e áreas públicas e ficaram acumulados no córrego do Parque, na Avenida Brasil. A limpeza começou na manhã desta sexta-feira, com a utilização de um barco para a realização do trabalho. Foram retirados, aproximadamente, 300 quilos de resíduos do local, segundo o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

A importância da conscientização da população para a manutenção da limpeza e também parceria denunciando descartes irregulares, foi ressaltada pelo secretário da SMA, Fábio Renato de Oliveira.

“A equipe da Unidade de Educação Ambiental está empenhada para realizar a conscientização das pessoas, evitando o descarte irregular nas áreas públicas. O município oferece nove ecopontos e outros serviços para o descarte correto dos materiais”, disse Fábio.

A Unidade de Educação Ambiental esclarece a problemática do descarte irregular ao meio ambiente. “O descarte de garrafas plásticas, latas e qualquer tipo de resíduo nas ruas chegam até rios. Quando chove, a água transporta os resíduos até as galerias pluviais, responsáveis por levar a água da chuva até os rios e córregos, ocorrendo a poluição dos rios. O lixo acumulado pode entupir as galerias de águas pluviais, contribuindo para a ocorrência de alagamentos e enchentes e até doenças. O descarte inadequado leva à formação de ilhas de lixo nos rios, como foi o caso que aconteceu com o córrego do Parque, na Avenida Brasil”, diz a coordenadora de Educação Ambiental, Katia C. Mansette Birke.

Os impactos do descarte irregular nos rios, podem ser sentidos por uma longa data, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decomporem, sendo que o acúmulo de água parada no lixo, contribui para a proliferação de insetos vetores de doenças como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya.

você pode gostar também
× Fale Conosco!