AM 1440 - A cor que você ouve

Professor de judô da Secretaria de Esportes é premiado

Nesta semana, o judoca Edson dos Santos, professor da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Americana, participou na cidade de Mauá, da premiação realizada pela Federação Paulista de Judô, em que foram promovidos 61 professores kodanshas do Estado de São Paulo a roku-dan (6º Grau), shichi-dan (7º Grau), hachi-dan (8º Grau) e kyuu-dan (9ºGrau).

Edson foi promovido do 5º para o 6º Dan e o também judoca americanense e ex-professor da Secretaria de Esportes, Anderson Dias de Lima, foi do 6º para o 7º Dan. “Ao longo dos anos de dedicação envolvendo os mais diversos aspectos do estudo, prática e desenvolvimento da modalidade, construímos experiências que nos permitiu alcançar a tão sonhada graduação”, disse Edson.

Representando a Federação Paulista, o professor Odair Borges, explicou a importância da promoção para o currículo dos atletas. “Kodansha é um título de alta graduação específico do Judô criado pelo Kodokan. Deve ser outorgado àqueles que se empenharam no aprendizado, na prática contínua, na demonstração da sua eficiência técnica em competição e na devida dedicação, no ensino, no estudo e na pesquisa. Portanto, seu portador é depositário e responsável pela difusão dos princípios filosóficos e educacionais do Judô preconizados pelo Prof. Jigoro Kano.”

 

O professor Edson dos Santos iniciou sua jornada no Judô na Escolinha do Centro Cívico na década de 1980, com o professor Paulo Roberto Ávila. Posteriormente, passou a ter aulas com o professor Emílio Cesar Giordano sob a supervisão do professor Umeo Nakashima até a sua formação como faixa preta, em 1988. No ano de 1990, assumiu a função de professor na Secretaria de Esportes de Americana, na mesma Escolinha onde foi aluno. Teve diversas atuações dentro da Secretaria de Esportes, desde aluno, atleta, professor e técnico. Formou vários atletas faixas pretas, incluindo destaques estaduais, nacionais e internacionais. As equipes por ele comandadas sagraram-se campeãs em edições dos Jogos Regionais, assim como, dos Jogos Abertos do Interior, entre outros eventos renomados. Comandou a atleta Sonia Regina de Freitas, campeã dos Jogos Sul-Americano, em Caracas, em 1995, e Isabela Cardoso, vice-campeã dos Jogos Sul-Americano e Pan-Americano, ambos na Venezuela, em 2001 e 2003. Edson treinou também a atleta Lorrayna Ferreira da Costa, que atualmente faz parte da Seleção Portuguesa de Judô.

“Que nossas conquistas sirvam de estímulos para as crianças da nossa cidade e região para que venham para praticar o Judô, esse excelente instrumento de educação, formação e integração social da nossa sociedade”, concluiu.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.