AM 1440 - A cor que você ouve

Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre Fibrose Cística

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste encerrou nesta terça-feira (11) na Secretaria de Educação capacitação sobre Fibrose Cística para profissionais da Saúde. Com o tema “Fibrose Cística – da triagem neonatal ao diagnóstico”, a iniciativa realizada em parceria com a Unicamp foi destinada para enfermeiros e médicos pediatra e generalista, que atendem na Atenção Básica e Atenção Especializada.

O treinamento foi ministrado pelo professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Antônio Fernando Ribeiro. A capacitação foi divida em duas turmas – a primeira na segunda-feira (10) – com carga horária de três horas para cada profissional. O objetivo foi ampliar os conhecimentos para que os profissionais de Saúde saibam quando e como o paciente deve ser encaminhado para o Centro de Referência em Fibrose Cística da Unicamp.

Fibrose Cística é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, sendo a doença genética grave mais comum da infância. A Fibrose Cística pode ser identificada no Teste do Pezinho e diagnosticada por meio de exames genéticos ou do Teste do Suor.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.