Programação cultural da Semana da Educação de Americana tem música, poesia e debate

Os artistas Renan Inquérito, compositor, poeta e professor, e Fernando Anitelli, cantor, compositor, ator e criador do projeto O Teatro Mágico, discutiram a interligação entre Educação e Cultura na noite desta terça-feira (18), durante a atividade cultural da 30ª Semana de Educação de Americana, voltada aos professores e educadores da rede municipal de ensino. Eles cantaram, recitaram poesia e debateram a presença da Cultura no ambiente escolar, para uma plateia lotada no Teatro Municipal Lulu Benencase.

 

O encontro teve o tema “Parada Poética”, inspirado no sarau mensal realizado na Estação Ferroviária de Nova Odessa/SP, encabeçado por Inquérito, e que também realiza edições itinerantes em escolas, feiras literárias e outras instituições. A atividade existe desde 2013 e, a cada edição, um ou mais poetas são convidados, a fim de promover um intercâmbio entre os escritores e o público.

Renan Inquérito apresentou poesias próprias e situações de vida que se conectam com a arte e a literatura. “A Parada Poética pode ser tudo isso, um show, uma palestra, uma conversa. Sarau é essa possibilidade de trazer tudo aquilo que acredita fazer parte de si e poder ecoar no outro”, explicou o artista. Com uma apresentação focada nos alunos, a Parada Poética percorreu escolas da rede e envolveu alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Prof. “Jonas Corrêa de Arruda Filho”, “Prof. Florestan Fernandes”, “Prof. Milton Santos” e “Paulo Freire” e do CAIC “Prof. Sylvino Chinelatto”.

 

Para Anitelli, a arte deixa de pertencer ao artista assim que concretizada. “Quando a gente faz uma música, uma poesia, ela é solta no ar, já não é mais nossa porque muitas pessoas se identificam com o que ouvimos. Sou um resultado de tudo o que ouvi”, disse. O artista alertou para a necessidade de atenção às fontes de informação que vão integrar o repertório dos educadores e apresentou músicas do Teatro Mágico, no formato voz e violão.

 

“Tivemos a preocupação de trazer a Americana artistas com trabalho comprovado em escolas e institutos de ensino, para contribuir com a formação de nossos educadores. A educação é irmã inseparável da cultura. Atribuo à educação e à cultura a formação de indivíduos completos em suas capacidades mais humanas e capazes de transmitir conhecimento e vivências ricas aos alunos de nossa rede”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

 

A programação da 30ª Semana da Educação se encerra nesta quarta-feira (19), às 19h, no Teatro, com uma roda de conversa com a participação de Luciano Szafir (ator/apresentador), Sandro Lopes (CEO da LJS), Luciana Santana (pedagoga da LJS), Manuel Filho (autor e escritor, com obras na Coleção Planeta Leitura), Juliana Costa (gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Nova Odessa e Coordenadora do Projeto AFIN – Afeto na Infância pelo Tribunal de Justiça de SP) e o secretário Vinicius Ghizini, com o tema “A importância das relações interpessoais no ambiente escolar”. Szafir é representante do Programa Educacional Planeta Leitura da Editora Melhoramentos, que publica os livros adotados pela Secretaria de Educação de Americana.

 

A Semana da Educação em 2022 volta ao seu formato presencial, com o tema “O pulsar das relações no ambiente escolar” e o objetivo de debater as responsabilidades individuais e coletivas na construção de uma escola acolhedora e com ambiente escolar sadio e funcional.

foto: Beatriz Costa

Rolar para cima