AM 1440 - A cor que você ouve

Reconstrução da Cooperlírios recebe apoio da UTGR de Americana por intermédio do Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade de Americana tem realizado diversas ações pelo restabelecimento da sede da Cooperlírios, que foi atingida por um incêndio nesta semana, e conquistou um importante parceiro . A Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduo de Americana (UTGR) declarou apoio à cooperativa de reciclagem em diversos aspectos: colaborar com a reconstrução do muro de arrimo; com a elaboração de projeto para melhorias das operações de separação dos recicláveis no espaço; além de levantamento dos materiais necessários para que o local volte a proporcionar condições de trabalho aos cooperados. As ações têm a contribuição fundamental ainda das secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Urbanos.

Os trabalhos deverão ser iniciados pela empresa já na próxima segunda-feira (4) com a reconstrução do muro de arrimo, que deverá ter uma estrutura ainda melhor do que aquela que foi danificada pelo incêndio. “Essa medida vai beneficiar diretamente também o Sespa, que fica em um imóvel vizinho. A obra é necessária até mesmo como um cuidado com a integridade física das pessoas”, explicou a presidente do Fundo Social, Maine Najar. O Sespa é uma entidade assistencial que atende crianças no bairro Jardim dos Lírios. “Nosso foco em todo esse trabalho é com o ser humano, estamos fazendo uma força de solidariedade por essa cooperativa e todas as 32 pessoas que dependem do salário que tiram dela, muitas sustentando a família”, reforçou.

“Mais do que nunca é necessário o trabalho integrado na área ambiental. A UTGR Americana tem como premissa a gestão conjunta dos resíduos e a valorização das cooperativas de reciclagem da cidade vem ao encontro disso. A Cooperlírios é a representante do segmento em Americana e a Prefeitura poderá contar conosco”, ressaltou o gerente técnico operacional da empresa, Delmo Conti Pescuma. “Vamos não apenas devolver a capacidade de produção da Cooperlírios, mas desenvolver um sistema de melhoria contínua, com mudança no fluxograma para uma gestão mais eficiente e melhores resultados para os cooperados”, completou Pescuma.

Apesar da destruição causada pelo incêndio, a cooperativa está realizando seu trabalho, apenas precisou se adequar à situação do espaço. A Coleta Seletiva em Americana continua normalmente e a população deve separar os materiais recicláveis para que sejam coletados e encaminhados à cooperativa.

A presidente do Fundo Social destacou também que a Cooperlírios ainda está precisando de todo tipo de ajuda. “O incêndio causou muitos danos e todos que puderem contribuir com essa reconstrução neste momento serão muito bem vindos. Precisamos valorizar o trabalho dessa cooperativa para nossa cidade e ressaltar que ela representa o sustento de muitas famílias”, informou Maine. Os interessados em ajudar devem entrar em contato com o Fundo Social, pelo telefone (19) 3405-4772 ou na Rua Antonio Frezzarim, 412, Jardim São Paulo.

Prevenção

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), João Antonio Silveira Braidotti, que também é diretor de sustentabilidade da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana). Ele destacou que será realizada uma ação específica de divulgação sobre a Lei Municipal 3578/2001, que dispõe sobre a responsabilidade da destinação de pilhas, baterias e lâmpadas usadas. Isso porque o descarte inadequado de algum material deste tipo, associado a outros fatores, pode ter provocado o incêndio na Cooperlírios.

“Essa legislação prevê que todas as empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras ou revendedoras de pilhas, baterias e lâmpadas, com sede em Americana, são responsáveis por dar destinação ambientalmente correta a esses materiais, que não devem ser descartados junto com recicláveis ou no lixo comum”, explicou Braidotti. A Acia está elaborando um material para divulgar a lei no site www.acia.com.br e também por e-mail para todos os associados nas próximas semanas.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!