Restam 864 residências a serem recenseadas em Nova Odessa; novo prazo vai até 30/04

Restam 864 residências ocupadas para serem recenseadas em Nova Odessa. Este é o mais recente balanço do Censo 2022 divulgado pela equipe do IBGE que atua na cidade. Essas famílias têm até o próximo dia 30 de abril (novo prazo) para responder ao questionário do Censo e, assim, ajudar a gestão pública da cidade a manter o atual nível de participação na divisão dos impostos estaduais e, principalmente, federais.

Isto porque, conforme as estimativas populacionais produzidas pelo IBGE desde o Censo anterior, em 2010, a cidade já deve ter uma população mínima estimada de 61.716 habitantes. No entanto, nos 22.267 domicílios ocupados já recenseados, moram “apenas” 60.345 pessoas. Para atingir a meta, portanto, faltam 1.371 moradores – número que deve ser ultrapassado se todas as 864 famílias que ainda não foram recenseadas entrarem na estatística.

Como a maioria dessas famílias mora em condomínios fechados e verticais (prédios residenciais), a equipe do IBGE em Nova Odessa está adotando uma série de medidas, como o envio de cartas com o selo do Instituto a estes moradores, falando da importância do Censo 2022 para o futuro da cidade e informando os canais de contato com o Instituto.

“Falta só um pouco para que nossa cidade garanta o que é necessário para a continuidade da qualidade de vida de todos”, comentou a coordenadora local do Censo, Rosana Macedo. O ofício enviado aos imóveis que ainda não responderam lembra que “o Censo Demográfico 2022 está em andamento e, como morador(a), o(a) Sr(a) é uma parte muito importante nessa operação”.

Lembra também que, conforme a Lei Federal nº 5.534/1968, Artigo 1º, Parágrafo Único, “todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE”, e que a recusa pode resultar em uma multa de 10 salários-mínimos (e que mesmo assim não “libera” o infrator de responder o questionário do Censo).

“Através de entrevista sigilosa com, pelo menos, um morador de cada domicílio, o IBGE coleta dados sobre quantos somos, como e onde vivemos. Com isso o IBGE ajuda ao governo e a instituições nacionais a determinar políticas públicas, instalação de escolas, hospitais, saneamento, transporte, asfaltamento, e tudo o mais que precisamos para ter uma vida digna. As entrevistas e os dados são sigilosos, criptografados em nosso dispositivo de coleta, e os números apenas divulgados em formato estatístico, percentual, com cortes de maneira a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio”, acrescenta o texto.

“Estamos preparados para assisti-lo(a) no agendamento e juntos garantirmos a segurança de todos – inclusive de nossos recenseadores. Por favor, receba nosso recenseador responsável por sua região, ou entre e contato por telefone para tratar dos detalhes desse agendamento. O IBGE tem 86 anos de experiência nesse trabalho, e estamos preparados para dar-lhe o apoio e as garantias necessárias”, completa a carta.

Os responsáveis pelas famílias ainda não recenseadas em Nova Odessa podem entrar em contato com a equipe local do IBGE pelo telefone/WhatsApp (19) 98325-1472. O Posto de Coleta em Nova Odessa fica na Rodoviária Municipal, na Rua Rio Branco, nº 699 (em frente ao Procon).

*Informações – Prefeitura de Nova Odessa

Rolar para cima