AM 1440 - A cor que você ouve

Saúde centraliza vacinação contra a febre amarela para evitar perdas

A vacinação contra a febre amarela será novamente centralizada em sete UBSs (unidades básicas de saúde), a partir do dia 10 de julho. O novo esquema foi necessário devido à baixa procura pelos moradores, o que vem ocasionando constantes perdas da vacina, já que o frasco (composto de dez doses) precisa ter o conteúdo totalmente utilizado em até seis horas depois de aberto. A medida também foi sugerida pelo GVE (Grupo de vigilância Epidemiológica) de Campinas, órgão ligado à Secretaria Estadual da Saúde.

O esquema vacinal será realizado da seguinte forma: Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 15h, a vacina será oferecida nas unidades do Jardim São Paulo, Parque Gramado, Jaguari e Jardim Brasil. Já nas terças e quintas-feiras ela estará disponível nas unidades do bairro São José (região da Praia Azul), São Domingo e Mathiensen, sempre no mesmo horário.

Pessoas que irão viajar para o exterior devem ficar atentas, pois alguns países exigem o certificado internacional de vacinação contra a doença, que é emitido pela Vigilância Epidemiológica. Como existem algumas orientações específicas para receber o documento, o setor pede para que as pessoas liguem antes e façam o agendamento. Após receber a vacina, o organismo leva no mínimo dez dias para adquirir imunidade, portanto, quem tiver vigem programada deve solicitar o certificado com a devida antecedência.

Entre os anos 2.000 e 2.017 a Secretaria de Saúde vacinou 98.962 pessoas. Durante o primeiro semestre deste ano 21.763 indivíduos foram vacinados, totalizando 120.725 pessoas imunizadas contra a doença. Isto representa 52,14% de cobertura em relação ao número de habitantes do município. Atualmente existe em estoque de aproximadamente 5 mil doses à disposição das unidades que estão realizando a vacinação.

 A vacina garante imunidade à doença para o resto da vida.  O telefone da Vigilância Epidemiológica é o 3461-3338 e o endereço é Rua Hermes Fontes, nº 95, Vila Amorim – No antigo prédio da CIRETRAN.

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.