AM 1440 - A cor que você ouve

Saúde realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites nos bairros

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) iniciou neste mês de dezembro a campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante. Na quarta-feira (4) a base móvel do serviço esteve no bairro Praia Azul, na Rua Maranhão, em frente a um estabelecimento comercial, onde realizou 40 testes. No próximo sábado (7) o CTA móvel estará na Praça Comendador Müller, das 8h às 14h. No dia 11, a equipe irá permanecer das 17h às 21h, na Praça Oscar Inácio Souza, no bairro Cidade Jardim, e fechando a programação, no dia 18, também das 17h às 21h, na Praça da Fraternidade, no bairro Jardim da Paz.

A ação tem como objetivo incentivar os moradores para realizar o teste, que é indolor e feito por meio de uma simples punção em um dos dedos das mãos, ele fica pronto em aproximadamente 30 minutos. Em caso positivo para uma dessas doenças, o indivíduo será aconselhado e orientado quanto à realização do tratamento, que é feito diretamente no SAE, com acompanhamento médico, fornecimento das medicações e apoio psicológico.

Para fazer o teste não é preciso ter encaminhamento médico, bastando comparecer ao local onde a unidade móvel estiver estacionada e fazer a solicitação diretamente aos profissionais do serviço. O CTA itinerante visa alcançar os indivíduos que têm dificuldades de acessar a unidade do SAE, seja por motivo de trabalho, horário de funcionamento ou mesmo por questão da localização.

Além do CTA itinerante, a Secretaria de Saúde também irá disponibilizar, durante o mês de dezembro, exames na sede do SAE, localizado na Avenida da Saúde, 485, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” (HM), bem como nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Praia Azul e Residencial Mário Covas, sempre das 8h às 14h.

Nas ações com o CTA móvel o SAE estima realizar entre 20 e 40 testes durante cada período. Somente em novembro deste ano o serviço realizou 233 testes para as quatro doenças. Desse total, oito foram reagentes para HIV, 11 para sífilis e um para hepatite C. Todos os pacientes receberam o aconselhamento pelo serviço de psicologia e iniciaram o tratamento com os medicamentos específicos e, agora, estão sendo acompanhados pelo médico infectologista da unidade. O telefone do SAE é o 3478 -3039.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!