AM 1440 - A cor que você ouve

SIMULADO SOBRE ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE SALTO GRANDE SERÁ HOJE DIA (18)

O simulado do rompimento da Barragem de Salto Grande, em Americana, terá início às 10h de hoje (18). O trabalho envolverá representantes das Defesas Civis de Americana e Limeira, CPFL Renováveis, Defesa Civil Regional de Campinas, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Americana e Limeira, Centro de Operações Especiais (COE) e outros órgãos e autoridades da região.  Serão 8 pontos de encontro de salvamento em Americana e 4 em Limeira. A maior parte da mancha de inundação atingiria áreas empresariais, por isso, vamos realizar o simulado em horário comercial. Também faremos o teste de comunicação com os nove municípios envolvidos no simulado. Todas as empresas e residências já foram avisadas e estão inseridas no contexto do simulado”, disse a Capitã Cíntia Oliveira, da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual.

Para o exercício estão sendo montadas estruturas para atendimento e apoio, como um gabinete de crise, que será instalado na Casa de Cultura Hermann Müller, em Carioba, para centralizar os trabalhos. A CPFL Renováveis, em conjunto com a Defesa Civil, já realizou a instalação de 26 placas indicando rotas de fuga e pontos de encontro nos municípios de Americana e Limeira, instalação de sirenes e distribuiu 1.500 panfletos informativos sobre a realização dos testes e do simulado para que os moradores e funcionários das empresas estejam cientes da realização do exercício.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a barragem de Salto Grande, da PCH Americana, está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

A prefeitura de Americana ainda emitiu uma nota orientando a população:

– É apenas uma simulação;
– A sirene será tocada pois, apesar de ser uma simulação, as equipes devem agir como se fosse uma emergência real;
– A simulação será em cumprimento à lei, visto que todas as cidades que têm barragem devem seguir as normas de segurança;
– Não há qualquer risco;
– Não vai vazar água da barragem, não haverá nada além de um dia normal;
– Não há área residencial no perímetro que seria atingido, apenas empresas;
– Todos os envolvidos nesta ação já estão cientes dela.
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

× Fale Conosco!