FM 82,5 - A nova cor do fm!

Americana recebe proposta para criação de Consórcio Intermunicipal de Saúde

O prefeito de Americana, Omar Najar, e o secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, se reuniram com representantes do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte). Na ocasião, foi apresentada a proposta da criação de outro consócio com o mesmo objetivo com a participação de Americana e outros municípios próximos.

Também estiveram na reunião representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Nova Odessa, além dos vereadores de Americana Thiago Martins, Odir Demarchi, Pedro Peol e Welington Rezende.

Durante o encontro, os representantes do Cismetro explicaram sobre o funcionamento do consórcio, que fornece serviços relacionados à saúde, como contratação de médicos, enfermeiros, além da realização de exames, sendo cobrado do município apenas o que for utilizado. A gestão permaneceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o consórcio entraria com a parte operacional que fosse solicitada.

O secretário municipal de Saúde afirmou já ter conhecimento sobre o consórcio e que, a princípio, a prática é interessante. “O prefeito Omar solicitou que façamos uma análise detalhada sobre a viabilidade de implantação desse modelo, especialmente com relação ao custo que representaria ao município, se seria algo vantajoso financeiramente para Americana e também para um melhor atendimento à população”, explicou Gleberson. “Vamos agora nos aprofundar nos dados e funcionamento desse consórcio que já existe, inclusive conversando com outros municípios que participam para saber se, na prática, pode ser algo bom para nossa saúde”, completou.

De acordo com o Cismetro, o consórcio teve início com dois municípios e, atualmente, possui 12 integrantes da região. Um novo consórcio poderia ser criado apenas com a participação de Americana e Nova Odessa, mas o objetivo do órgão é envolver outras cidades da microrregião.

 

você pode gostar também
× Fale Conosco!