FM 82,5 - A nova cor do fm!

Servidores e Prefeitura de Americana fecham acordo por 6% de reajuste salarial

Em uma negociação marcada por debates e expectativas, a Prefeitura de Americana e o SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana) chegaram a um acordo na última quarta-feira (20) para o reajuste salarial dos servidores municipais. Após a rejeição de uma proposta inicial de 5% pelos trabalhadores, ambas as partes concordaram com um aumento de 6% nos vencimentos.

O acordo, que representará um acréscimo de 3,8% referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado entre março de 2023 e fevereiro deste ano, além de 2,2% de ganho real, também incluiu um reajuste significativo no cartão alimentação. Este último teve um aumento de 11%, passando de R$ 820 para R$ 910, visando proporcionar melhorias no poder de compra dos servidores.

Embora as porcentagens acordadas estejam abaixo das reivindicações iniciais dos servidores, que incluíam reposição de perdas, aumento real e correção no cartão alimentação, o presidente do SSPMA, Toninho Forti, expressou otimismo em relação ao acordo alcançado.

“Os índices conquistados refletirão muito ao longo dos anos. Recuperamos uma parte das perdas advindas dos últimos governos, mas sabemos o tanto ainda a ser feito para garantirmos salários justos. Nossa luta não acabou e continuaremos firmes nos demais itens sociais”, afirmou Forti.

A prefeitura, por sua vez, ressaltou que este é o quarto ano consecutivo em que é concedido um reajuste acima da inflação, totalizando um aumento acumulado de 32,9% nos salários e 49% no cartão alimentação desde o início da gestão Chico Sardelli (PL). A secretária de Fazenda, Simone Inácio de França Bruno, destacou o compromisso da administração em equilibrar as necessidades dos servidores com as limitações financeiras do município.

O acordo agora será submetido à apreciação da Câmara de Americana como projeto de lei, onde os vereadores votarão sua aprovação. Caso seja validado, o texto seguirá para a sanção do chefe do Executivo. Os pagamentos com os novos valores entrarão em vigor a partir de março deste ano, considerando a data-base estipulada.

você pode gostar também
× Fale Conosco!