AM 1440 - A cor que você ouve

Guarda municipal encerra Seminário de Odorologia com atividades práticas

A Guarda Municipal de Americana encerrou, na tarde desta sexta-feira (23), o Seminário de Odorologia com uma atividade prática, cujo objetivo foi demonstrar o trabalho de cães na identificação de criminosos. O evento, idealizado pelos patrulheiros da Romu Canil, foi realizado na quinta e sexta-feira sob a coordenação da perita e bióloga pós-graduada pela Universidade Federal do Paraná, Jackline Skrock.

Hoje, houve a conclusão da parte teórica no início da tarde e, depois disso, os agentes de segurança assistiram a demonstrações práticas com cachorros. Foram realizadas simulações de situações reais onde os animais tomaram contato com objetos pessoais de eventuais criminosos captando o odor deles. A partir desses elementos, o cão pôde sair à procura dos suspeitos no meio de uma área com mata.

A realização do seminário foi muito bem sucedida e elogiada. Corporações de várias cidades se interessaram e enviaram representantes para as atividades teórica e prática. Guardas municipais de de Itu, Monte Mor, Campinas, Itupeva, Piracicaba, Cosmópolis, Salto, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Mogi Guaçu, Amparo, Mogi Mirim, Porto Feliz, Valinhos, Rio Claro, Jaguariúna, Indaiatuba, Limeira, Sumaré, Piracicaba e Cabreúva marcaram presença nos dois dias do evento.

A odorologia forense se utiliza de cães para a busca não só de produtos ilícitos, como pessoas desaparecidas e até mesmo criminosos em fuga. Cães altamente treinados são usados para descobrir, esclarecer e prevenir atividades criminais. Entre suas atividades e auxílios investigativos, pode-se descrever rastreamento na busca de pessoas e objetos, detecçao de drogas, entre outros delitos.

“É uma técnica de evidência genética. Cada um tem um odor específico que nos individualiza. O cão é muito ágil ao identificar essa característica e pode determinar, por meio de provas incontestáveis, se determinado indivíduo esteve na cena do crime ou não”, apontou a especialista Jackline Skrock.

Gama Adestra – No domingo, dia 25, a partir das 9 horas, será realizado o evento Gama Adestra, que receberá donos de cães no CCL para palestras sobre comportamento e saúde animal. Além disso, haverá apresentação dos cães do canil da Guarda Municipal, praça de alimentação e feira de vendas.

Nesse dia, os participantes podem levar os seus cães, desde que apresentem a carteira de vacinação dos animais devidamente atualizada e os levem presos em guias ou correntes e, no caso de cão bravo, com focinheira.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.