AM 1440 - A cor que você ouve

Nova Odessa intensifica vacinação depois de confirmação de raiva em morcego

Zoonozes da cidade intensifica ação de vacinação

Testes realizados pelo Instituto Pasteur diagnosticaram que um morcego morto recolhido pelos técnicos do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Nova Odessa estava com o vírus da raiva.

O mamífero frugívoro (que se alimenta de frutas) foi encontrado no início de junho por um morador que cuida de uma horta no bairro Filipada, zona rural do município. Diante da confirmação no último dia 11, o Setor de Zoonoses decidiu vacinar cães e gatos somente daquela região, com as doses da vacina que foram encaminhadas pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Campinas. Foram vacinados 74 cães e 2 gatos.

Vale lembrar que a campanha de vacinação antirrábica já tem datas definidas para acontecer em Nova Odessa e será em três etapas, em agosto, nos dias 11, 18 e 25, das 8 às 16 horas. A população animal das chácaras e sítios receberão atendimento itinerante.

O último caso de raiva em morcego em Nova Odessa havia sido registrado em 2011. “Não se trata de uma situação anormal, mas a confirmação deste caso de raiva em morcego reforça a necessidade da vacinação anual dos cães e gatos contra a doença. A vacina é a única forma de prevenir e contamos com a colaboração da população para que levem seus animais para serem imunizados”, disse Paula Mestriner, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Assim que teve a confirmação da presença do vírus no animal recolhido, as equipes do Setor de Zoonoses percorrem as ruas do bairro para prestar orientação sobre a raiva animal, bem como para fazer um levantamento do número de animais domésticos existentes na região, para que eles fossem vacinados.

CUIDADO. Uma importante orientação do Setor de Zoonoses é para que a população não provoque nem tenta capturar os morcegos vivos, afaste pessoas e animais de onde ele estiver e evite contato (toque) com morcegos vivos ou mortos. Ao ver um morcego durante o período diurno, esteja ele vivo (voando) ou morto, a população deve comunicar imediatamente o Setor de Zoonoses para que seja feita a captura. Os telefones são 3466-3972 e 3476-5180.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO. A campanha de vacinação antirrábica já tem datas definidas para acontecer em Nova Odessa e será em três etapas, em agosto, nos dias 11, 18 e 25, das 8 às 16 horas. A população animal das chácaras e sítios receberão atendimento itinerante. Cerca de 8.000 animais devem ser vacinados na cidade. Todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser vacinados, inclusive fêmeas prenhes.

Os sítios serão visitados particularmente durante dias da semana a partir de 1º de agosto. Já a população das chácaras urbanas será atendida alternadamente em dois sábados: 4 de agosto e 1º de setembro. “Esperamos uma grande adesão dos moradores com um calendário bem intenso para cobrir toda a cidade”, reiterou a veterinária responsável pelo Setor de Zoonoses, Paula Faciulli. A orientação é que os donos levem seus cães na coleira e com guia. Já os gatos devem ser conduzidos em caixas de transporte para não fugirem. Além disso, animais bravos devem ser conduzidos com focinheira.

Veja o calendário de atendimento em Nova Odessa:

11 de agosto

Ginásio de Esportes do Jardim Santa Luiza I (Rua Batista Boldrini, s/n)

Emef Profª Alvina M. Adamson (Rua Aracaju, 215 – São Jorge)

Igreja Santa Luzia (Rua Sebastião Cardoso, 15 – Parque Residencial Triunfo)

Emefei Paulo Azenha (Rua Maria Raposeiro Azenha, 455 – Vila Azenha)

EE Dr. João Thienne (Rua Independência, 500 – Centro)

18 de agosto

Ginásio de Esportes Nércio Jaime Duarte (Rua João Bassora, 543 – Jardim Santa Rosa)

Emef Profª Alzira F. Delegá (Rua Frederico Bassora, 101 – Green Village)

Emefei Vereador Osvaldo Luiz da Silva (Rua Vitório Fadel, 465 – Jardim Marajoara)

Emefei Profa. Theresinha A. M. Merenda (Rua Joaquim Sanches, 480 – Bela Vista)

Centro Comunitário Mathilde Berzin (Rua Rosalina Barufaldi, s/nº)

25 de agosto

Emef Profª Salime Abdo (Rua dos Mognos, 336 – Jardim Alvorada)

Emef Profª Almerinda D. Delben (Rua Teodoro Klavin, 560 – Parque Residencial Klavin)

Emefei Prefeito Simão Welsh (Rua João Bento Carneiro, 355 – Jardim Santa Rita II)

Emef Haldrey Michelli Bueno (Rua Paschoal Piconi, 415 – Jardim São Manoel)

Comunidade Bom Jesus (Rua Oscar Araium, 419 – Jardim Monte das Oliveiras)

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.