FM 82,5 - A nova cor do fm!

População pode fazer sugestões ao Plano de Mobilidade Urbana até 30 de novembro

Termina na quarta-feira, 30 de novembro, a fase de consulta popular para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, segundo a Secretaria de Planejamento. O cidadão pode acessar o site oficial da Prefeitura, no endereço www.americana.sp.gov.br e clicar no banner “Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, disponível na página principal.

Neste espaço, os interessados preenchem um formulário para informar sobre os meios de transporte que utilizam, em que horários, motivo da viagem e apontar problemas e pontos fortes das opções oferecidas atualmente e, por fim, dar sugestões para melhorar a oferta e a qualidade desses meios de transporte.
“O envolvimento da comunidade é muito importante para que a redação final do documento contemple as reais necessidades com relação aos meios de locomoção”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Diego Guidolin.
Até agora foram enviados cerca de 1.700 formulários; destes, 1.358 válidos, ou seja, preenchidos corretamente. As principais sugestões feitas pelos participantes são referentes a transporte público, asfalto, sinalização de ruas e avenidas e criação de ciclovias e ciclofaixas.
O estudo está sendo coordenado pela Prefeitura de Americana, em parceria com o Senac, e envolve a participação de 22 representantes do poder público e da sociedade civil. No final de março, a Secretaria de Planejamento realizou audiência pública para apresentar a primeira etapa de elaboração do Plano, que consistiu, basicamente, na apresentação das características da cidade. Uma nova audiência pública para apresentação do documento final, com as diretrizes do plano, será realizada no dia 12 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Americana.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana foi instituída em 2012 pela Lei Federal 12.587. Em 2020, a Lei Federal 14.000 determinou que municípios com até 250 mil habitantes devem implantar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana até abril de 2023.
Edvaldo de Souza/EPTV
você pode gostar também
× Fale Conosco!