AM 1440 - A cor que você ouve

S.Bárbara realiza o “Programa Saúde e Movimento” em três locais

Combater o sedentarismo, prevenir doenças e promover qualidade de vida à população. Essas metas têm sido realidade em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste. Mais de 80 pessoas já conheceram o “Saúde e Movimento” – programa que visa a prática regular de atividades físicas promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Esportes, em parceria com a UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Os pacientes são encaminhados ao Programa pelo médico ou equipe de saúde das UBSs participantes. Há também pessoas da comunidade que procuram espontaneamente as atividades gratuitas. As profissionais de Educação Física aplicam exercícios de intensidade leve a moderada, respeitando as limitações de cada aluno com exercícios de alongamento, equilíbrio e força muscular, caminhadas e atividades lúdicas, além de aconselhamento.

O Programa foi implantado há um mês nas unidades do Planalto do Sol II, Esmeralda e São Fernando. Segundo a secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha, a ideia foi implementada por conta do aumento da inatividade física e sua relação com o aparecimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, hipertensão e a obesidade.

“O prefeito Denis Andia é extremamente preocupado com a qualidade de vida do barbarense. Estamos buscando a mudança do estilo de vida das pessoas, demonstrando que com simples exercícios conseguimos obter bons resultados, assim deixando de ser sedentário, exercitando o corpo e a mente. Isso é saúde”, frisou Lucimeire. “São atividades físicas fáceis e de fácil execução ministradas por profissionais capacitados, pensando na prevenção da saúde das pessoas. É notável ver o aumento da procura pelos grupos a cada encontro. Essa foi uma aposta do prefeito Denis Andia e deu certo. O que buscamos é qualidade de vida aos barbarenses”, disse o secretário de Esportes, Vinícius Furlan.

Para participar, o interessado deverá comparecer aos locais das aulas, nos dias e horários – sem necessidade de inscrição prévia. Todo participante é inscrito no programa e submetido a testes e medidas. Os alunos precisam morar no bairro e estar cadastrados nas UBS. Caso o paciente tenha alguma doença grave, é preciso passar por consulta médica.

As segundas-feiras, das 8 às 9 horas, o ponto de encontro é a Associação Casa de Maria com pacientes da UBS do Planalto do Sol II. Já na UBS do Esmeralda, a ação é realizada às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30. Por fim, a UBS do São Fernando recebe o projeto às terças e quintas-feiras, das 7h15 às 8h15.

Sobre o Programa

O “Saúde e Movimento” em Santa Bárbara vem sendo moldado desde o ano passado. Após a realização de um projeto piloto, em que as profissionais da Secretaria de Esportes realizaram um trabalho experimental de atividade física para atender pacientes diabéticos, hipertensos e obesos cadastrados, foi buscada juntamente com a Secretaria de Saúde, uma parceria com a UNESP, que já realiza o programa desde 2001. Em Rio Claro, o programa é coordenado pelo Professor Dr. Eduardo Kokubun da UNESP, em Rio Claro, no qual programa ganhou destaque e foi expandido. Em 2017, a ação foi premiada pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.